Meu deus. É a batalha entre os luso-tropicalistas e os racistas puras. Engraçado, gente: ambas essas teorias, a da superioridade portugesa e a da superioridade europeia, foram AMPLAMENTE desmistificadas na dí©cada de '40. É só dar uma olhada ao debate entre Paulo Prado e Gilberto Freyre para ver a última vez que elas estavam na moda.
Quero dizer, para Stud, Brasie e Pedro, aparentemente NADA de interessante ou notável tem saida das disciplinas de história ou sociologia no Brasil e no mundo nos últimos 70 anos. Ou vocíªs são todos velinhos desatualizados, ou são extremamente ma informados. Me desculpem.
Suspiro.
Stud, a clima foi um fator sim, mas mais em torno da economia do que em torno de considerações de adaptação a terra. No seculo XVII, a America do norte simplesmente não produziu NADA de interessante, economicamente falando, para a Europa. No Brasil e nas ilhas caribenhas, porí©m, produziu-se cana de açucar: o produto mais lucrativo do mercado. Neste sentido, a clima TEVE, sim, uma influíªncia. Mas será que foi predominante?
Não.
Para começar, esse tipo de colí´nia de extração foi implantada em várias climas e todas tevem os mesmos problemas, largamente falando. O sul dos EUA - Virginia, por exemplo - não í© uma região tropical. A maior parte nem í© subtropical. Mas vemos os mesmos problemas. É muito capaz que, se o sul tivesse ganhado a Guerra Civil Americana, o Brasil teria uma república irmã hoje nos EUA. Com certeza, o desenvolvimento econí´mico e social do sul americano seguia rumos semelhantes ao do nordeste brasileiro atí© 1930, no mínimo.
O fator predominante aqui foi escravidão. Nota-se que naqueles lugares tropicais e subtropicais onde não houve uma regime escravocrata de grande porte, a história seguiu rumos diferentes.
Devo mencionar que essa idí©ia "colí´nia de povoamento" í© meio utrapassada. Nenhuma das colí´nias que começaram no sí©culo XVI eram para ser "colí´nias de povoamento": acabaram virando isso por falta de outras opções econí´micas. O Canadá foi exemplo clássico: começou como colí´nia extrativa da primeira ordem. Dado a impossibilidade de utilizar escravos na colheita de peles, porí©m, nunca teve a implanatção de um sistema de plantações. Os franceses, largamente falando, ignoraram Canadá, mandando somente quantidades minúsculas de colonistas. a maioria dessas não "utilizaram as tí©cnicas que conheciam na europa" para sobreviver: integraram-se í s culturas indígenas, utilizando as tí©cnicas dos índios para produzir comida e material para o comí©rcio. A quantidade de fazendeiros europeus no Canadá foi ridícula atí© o sí©culo 19, após da conquista brití¢nica.
As colí´nias ditas "de povoamento" no sí©culo XVI e XVII simplesmente não eram "de povoamento": eram colí´nias extrativas que faliram. Atí© os peregrinos de Plymouth sonharam e fazer fortunas com a pesca e a colheita de peles. Aliás, a primeira guerra europeia em terras americanas começou justamente porque os holandeses estavam instigando os Pequots a retirar peles de terras que os puritanos de Boston consideraram suas.
"Mas quem move e dá direção í História? Os ventos? As correntes marinhas? Não. São as pessoas."
As decisões consciente e inconscientes que as pessoas tomam. A política e economia. As vezes a cultura influíªncia, mas raramente ela direciona a história. Para com a educação, Pedro, comentei acima e vocíª ignorou os comentários, pois simplesmente não cabem em sua visão triufalista e racista da cultura europeia. A relativa falta de escolas e livros no Brasil no sí©culo XIX não tem nada a ver com a "cultura" dos nativos e sim com as políticas do metropole que colonizou o Brasil. Os caboclos foram feitos para serem ignorantes. Sua ignorí¢ncia í© fruta de uma política METROPOLITANA E EUROPEIA, e não de sua incapacidade cultural a apreender.
Falando nisso, perdi conta do número de colí´nias de imigrantes europeias que faliram aqui no sí©culo XIX, vítimas do mesmo descuido do poder central. Não í© a "cultura europeia" que construiu o Brasil pequeno produtor e sim a políticas vargasistas de extensão rural e expansão do mercado interno. Os europeus que chegaram aqui no sí©culo XIX, largamente falando, se deram como burros n'agua. Por isso, a maioria deles acabaram ou reimigrando í s cidades ou voltando para seus países de origem. Um exemplo excelente: a colí´nia de Novo Friburgo. 2000 suiços foram importados. Após de 5 anos, nem 200 continuaram na colí´nia. A Vale do Itajaí foi colonizada com europeus várias vezes: nenhuma das levas se fixou majoritáriamente na região.
"Vocíª pensa que sabe muito, mas tudo o que vocíª tem são números..."
Aliás, odeio estatística. Só antropólogo. Faço trabalho de campo qualitativo, não quantitativo. Poucos dos argumentos que faço aqui são baseados em números e vocíª concordou com aqueles que são. O que eu conheço, meu filho, í© a história do Brasil, algo que vocíª obviamente nunca estudou alí©m da terceira sí©rie. E olha lá.
" Insisto que não estou interessado no que restou das antigas colí´nias do sul do país..."
탓bvio, meu chapa! São na sua maioria colí´nias que FALIREM!!!
Se vocíª fossse se interessar, toda a sua teoria sobre a "superioridade europeia" iria a picas. Portanto, vocíª obviamente não vai se interessar, nunca. Ideologos racistas feito vocíª NUNCA se interessam por fatos que não combinam com suas mensagens de ódio e desprezo.
"...refiro-me í classe mí©dia urbana que derivou deles..."
E, largamente falando, os antepassados dessa classe mí©dia urbana não fizeram NICAs para a melhoraria da agricultura no Brasil.
Não entendo vocíª, Pedro. De um lado de sua boca, vocíª fala nas bem sucedidas colí´nias agriculturais europeias que renovaram nossa agricultura. Do outro lado, vocíª concorda que essas colí´nias fracassaram e que seus integrantes foram correndo para as cidades.
"...e cujos integrantes não podem ser mais classificados etnicamente, mas são simplesmente BRASILEIROS."
Ahn. Então todas aquelas organizações, centros culturais, jornais e restaurantes ÉTNICAS em SP foram feitas por quem? Pelo MST?
Pedro, vocíª í© simplesmente um racista irremediável, e só. Engraçado í© seu medo de engajar abertamente com a política que vocíª tanto apoia - a de superioridade branca. Quer dizer, alí©m de racista, vocíª í© simplesmente covarde. Tchauzinho, meu loirinho!
Brasiliano: "Vocíªs já deram uma olhada no PIB (Produto Interno Bruto) dos países que eu citei e comparando com o Brasil?.... Os números não mentem."
Vocíª já deu uma olhada no PIB da Jamaica e da Guyana Inglesa, ambos antigas colí´nias brití¢nicas de extração escravocrata? Os números, como vocíª diz, não mentem...
Se vocíª vai falar na colonização inglesa, Brasiliano, tem que falar em TODAS as colí´nias e não só aquelas que fazem bonita frente a sua teoria racista. Novamente, hilário í© o fato que vocíª í© covarde, escondendo seu racismo atrás da noção de "cultura", algo que vocíª nem entende, em vez de simplesmente assumir suas crenças. Tenho pena de pessoas como vocíª e Pedro, Brasie. Sua visão do mundo í© tão complicada, bizantina. Para seus bisavós era muito mais simples: nós somos superiores porque somos brancos, e ponto. Mas para vocíªs, existe todo esse trabalho de inventar teorias esdruchulas simplesmente para puder dizer aquilo que o avó dizia livremente. E nem num fórum aní´nimo, como esse, vocíªs se sentem livres para falar o que vocíªs realmente acreditam. Coitados. Olha só o que a subida dos negros tíªm feito: te roubou da sua ideologia identária.
"São Paulo tem que levar um fardo nas costas e carregar o restante do Brasil nas costas."
Pois í©. E aquela mão de obra barratissima que veio do nordeste e construiu SP? E os recursos naturais que SP utiliza na sua industria? E a produção cultural carioca que consomem feitos loucos?
Anauí©, companheiro! Bota sua camisa verde e olhos a frente!